O que é SER LÍDER?

29 de janeiro de 2018
O que é SER LÍDER?

Conversando com um cliente há algumas semanas, ele me perguntou: na sua visão, o que é ser líder?
Eu respondi: o líder deve ter um bom conhecimento sobre os processos, ter visão sistêmica, saber integrar os setores da empresa, ter uma boa visão do mercado, desenvolver parceria com os demais líderes, mas principalmente, o líder de hoje deve conhecer MUITO sobre pessoas: como as pessoas funcionam, saber ler as emoções das pessoas, ter percepções sobre os outros, conhecer sobre comportamento humano.
Digo não porque os líderes devem promover uma valorização desequilibrada das pessoas, mas porque conhecendo sobre o comportamento humano podemos adequar as pessoas a alcançarem o máximo do seu potencial e gerar resultados fantásticos. Eliminamos os melindres, geramos uma comunicação mais clara e objetiva, e promovemos dentro da equipe e da empresa o exercício da empatia.


Conhecendo mais sobre as pessoas os líderes podem assumir uma das competências essenciais para a liderança que é a autoridade – com atitude equilibrada, nem sendo muito “bonzinho” e permissivo e nem agindo com excesso de firmeza sendo controlador em demasia, não gerando um ambiente de “medo” na equipe. Autoridade significa “liderar com amor”. Saber dizer um “não” que desenvolve e constrói comportamentos assertivos, elevar a equipe a uma atitude de decisões compartilhadas, pessoas que trabalham para conquistar autonomia (o líder com autoridade não tem receio que as pessoas tenham autonomia). Liderar com amor significa conseguir EMPODERAR as pessoas.


Não mudou o jeito de liderar, simplesmente precisamos acompanhar a evolução do mundo, e hoje, vivendo a era da comunicação, o líder deve aprender a gerar interdependência. Todos têm valores que podem agregar na equipe, e o líder deve aprender a movimentar as pessoas para agregar valor ao negócio.
Concluo então aconselhando os líderes que façam uma auto avaliação com a seguinte pergunta: o quanto eu conheço sobre comportamento humano e o quanto estou elevando o potencial das pessoas da minha equipe? Se a resposta for negativa ou insatisfatória, corram para buscar conhecimento sobre comportamento humano.
 
Pablo Magela