Como liderar uma equipe

18 de abril de 2018
Como liderar uma equipe
A importância de dar autonomia às pessoas.


Ser o líder de uma corporação ou instituição definitivamente não é tarefa fácil. Normalmente, os líderes precisam encarar uma jornada de trabalho exaustiva, repleta de demandas vindas de todos os lados. Um dos grandes desafios que todo líder enfrenta é a grande quantidade de decisões que precisa tomar no dia a dia. Mas será mesmo que é ele o responsável por todas essas resoluções? Ou ele não está sabendo exatamente como liderar a sua equipe?

É muito comum que o líder, durante seu percurso de crescimento, vá se encarregando de um número de responsabilidades cada vez maior. Se ele for empreendedor, por exemplo, conforme o negócio e a equipe forem aumentando, a quantidade de decisões que precisa tomar ficará cada vez maior. No entanto, é preciso ficar atento aos tipos de definições que estão demandando o seu tempo e sobre a real necessidade de sua interferência direta nesses assuntos.

Em uma empresa, algumas decisões são grandes e de suma importância às vezes até para a sobrevivência e o crescimento do negócio. Mas, em outros casos, mesmo sendo de certa forma importantes, elas não são prioridade, e têm menor impacto para o negócio.
Em primeiro lugar, é importante entender que um líder precisa delegar: você terá de “passar” algumas decisões para outras pessoas em vez de assumir todas elas para si.

Uma ferramenta importante para conseguir agir desse modo é se perguntar constantemente o seguinte: “Alguém pode tomar essa decisão?”
Se a resposta for positiva, significa que você deve se conter e “passá-la adiante”. Fazendo isso, você terá mais tempo e energia para focar em sua atividade como empreendedor e nas decisões que são exclusivamente suas e que não podem ser delegadas.

Mas como liderar a equipe para que ela tome as decisões de forma correta? Também faz parte do papel do líder desenvolver as pessoas, não é mesmo? Porém, ao assumir todas as resoluções para si, ele faz exatamente o contrário. As pessoas precisam de autonomia para amadurecer e evoluir, por isso, é importante que o líder seja capaz de delegar.

Para fazer isso da melhor maneira possível, um líder deve ser extremamente questionador, estimulando a reflexão e o pensamento crítico de seus liderados. Quando alguém trouxer um problema ou uma decisão, em vez de dar respostas, o bom líder questiona: “Como você acha que isso poderia ser feito?”, “o que vai ser melhor para o cliente?”.

Dessa forma, você vai dar autonomia para a sua equipe e possibilitar que ela se desenvolva. Consequentemente, você vai poder crescer como líder e assumir somente as decisões que forem realmente grandes e importantes para a empresa.

Maria Laura Alves Braz